Eu disse que ia falar de comida de Natal e eis-me aqui a olhar para o bacalhau :D
Bacalhau cozido com couve e batatas e azeite no Natal; Bacalhau assado com batatas a murro; bacalhau à Brás, à Gomes de Sá, Espiritual, com Broa (hmmmm), com legumes, à Minhota, etc etc etc.
O bacalhau pode ser confeccionado de variadíssimas maneiras e algumas das melhores até nem têm um nome assente (que eu saiba).
Qual é o vosso preferido ?
E já agora... sabem onde é que se fala de bacalhau hoje ?
No New York Times!
16 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Para mim... Pascoal à Lagareiro, se faz favor!
Eu não me importava nada de me encontrar com o Zé do Pipo...
Margarida: Pascoal... acho que nunca provei... pelo menos conscientemente :D É um bom bacalhau ? Proveniente das melhores famílias ? Se for, eu como! :D
Quanto a ser à Lagareiro, continua a ser um dos meus preferidos, mas neste momento apetecia-me um bacalhauzinho com broa... nham nham nham!. (mas agora já não sei bem... bacalhau à lagareiro é bacalhau com broa menos a broa, não é ? Ou seja, também pode ser um bacalhau à Lagareiro com batatas a murro e broa :D LOL Assim faço-te companhia!)
Lady: Recorda-me lá como é do Zé do Pipo que não me lembro mesmo.
Eu, do alto dos meus anos todos, posso dizer que já provei diversos bacalhaus. Uns melhores que outros, naturalmente. Há já algum tempo que me dediquei, por completo e em exclusivo, ao Pascoal. É o melhor! Então aquele crescido, demolhado, hummm!! Para mim, sempre à Largareiro!!!
Aníbal:
O Bacalhau à Zé do Pipo é gratinado.
As postas devem ser previamente cozidas em leite, para se tornarem suculentas. Dispõem-se, depois, num recipiente de ir ao forno e, por cima, colocam-se rodelas grandes de cebola bem refogada, molho de azeite aquecido com alho, maionese e puré de batata.
Vai ao forno num recipiente todo arranjadinho e sai de lá com um aspecto... hmmmm... tostadinho!
Experimenta!
Obrigado Lady. Mas não vou experimentar.. leva leite.. blhargghh.. não suporto coisas com leite.
Meireles, o bacalhau Pascoal compra-se congelado e demolhado. É um bacalhau do melhor (das melhores famílias, quero mesmo dizer!) e não dá trabalho nenhum. Nem cheiro deixa nas mãos! Podes usá-lo para o prato "à Lagareiro", que é aquele que eu já tive o prazer de degustar no lagar, aquando da prova do azeite novo...
E broa nunca falta, claro!
Bom apetite!
Bem, só para ver do contra... eu não gosto de bacalhau, seja de que maneira for! (bom, talvez à Gomes Sá, se a batata preencher mais do que 3/4 do prato).
Claro, se for obrigada, hemmmmm convidada, lá como (e parece-me que este ano não lhe vou escapar)... E não, também não gosto do azeite.
Broa sim e pão de milho!!! :-p
Enviar um comentário