"Lamentamos a situação, mas..."
"Lamentamos que tenha esse entendimento..."
"Lamento, mas..."
Se há coisa que me irrita é o tipo de gentalha - que não têm outro nome - que usa este tipo de expressões. É aquele tipo de gente que menospreza o próximo, não tem ética, nem frontalidade, com a única ambição de se dar bem. É gente verrinosa, arrogante, a que usa este tipo de expressões, colocando-se no alto do seu pedestal e com ar superior ou condescendente, ou mesmo como quem não quer a coisa, e usa o "lamento" como substituto psicológico do "eu até lhe pediria desculpa, mas não posso admitir em público que meti o pé na argola, portanto fico-me pelo "lamentamos", o que em certas ocasiões até deixa no ar se a culpa não será mas é mesmo sua".
Quando se comete um erro admite-se, pede-se desculpa aos visados, trabalha-se no sentido de não errar tanto. Segue-se em frente. Assunto arrumado. Sim, errar é humano. Que mal há nisso ? O mal é quando o erro é básico ou grave, o que envergonharia de tal maneira o seu autor, que não tem a dignidade de o assumir, de pedir desculpa e de dizer que vai fazer melhor. Ou de se demitir. Seja como for, deve seguir-se em frente com frontalidade, mesmo que isso nos custe horrores.
Já vos aconteceu ? Estarei a interpretar bem ? Não se 'passam' com este tipo de atitude ?
P.S. - Acabei de ler o que publiquei e pensei que poderiam pensar que me estou a referir ao assunto da semana (final da Taça da Liga, Lucílio Baptista). Mas nem me lembrei disso quando o escrevi. Para efeitos de reflexão assumam o que eu assumi, ou seja, abstraindo de casos concretos.
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2 comentários:
Acho que já nada disto me choca. Já chocou. Especialmente o uso do plural quando apenas um indivíduo se dirige a nós... Mas agora não! A vida foi-me ensinando (como continua a ensinar) e eu fui aprendendo. E faço assim:
Se considero que me estão a dar a volta, mando chamar o gerente (ou figura equivalente), e, se o dito tiver comportamento idêntico, peço o livro de reclamações. E reclamo.
E é com conhecimento de causa que te digo: RESULTA!
P.S. As irritações provocam cancro!
Margarida: pressupões uma situação de loja. Mas se não for, não há livro de reclamações! Há é que denunciar estas falácias e dizê-lo na cara dessa pessoa. Eu cá fico tranquilo assim que acabo de o dizer. Que não fique nem uma palavra para dirigir às fuças dessa gente. Mas também que não fique uma a mais. Se o "tiro" for certeiro, essa gentalha que viva com isso. Se puder.
Talvez dizer que me "passo" seja um exagero. "Passo-me", mas logo recobro a energia para canalizar para redigir o meu contra-ataque!
Não nos podemos ficar! Nisso estamos de acordo!
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