
O The Secret of Monkey Island foi lançado pela primeira vez em 1990, numa altura em que, em Portugal, era perfeitamente normal piratear jogos. Todos na escola o faziam, e as lojas, mesmo em grandes centros comerciais, também. Copiavam-se jogos, fotocopiavam-se manuais de intruções. códigos anti-cópia, etc. Tudo a preços muito acessíveis.
O meu encontro com o jogo, em 1991, foi puramente ocasional. Numa loja em particular era disponibilizada uma lista enorme de jogos disponíveis para copiar. Olhando para o título e confundindo com outro jogo de que tinha lido, fiquei a achar que era um jogo de plataformas que metia um ou mais macacos ao barulho. Tudo indicado para uma idade em que amacacar é a palavra de ordem :D
Quando cheguei a casa com as disquetes do jogo fiquei inicialmente desiludido. Não havia plataformas. Era um jogo de aventura, escrito em inglês. O que é que eu ia fazer com aquele jogo ? Parecia-me inacessível para a minha tenra idade.
Hoje em dia dou graças ao acaso. O The Secret of Monkey Island, a par da sequela, é o melhor jogo que eu já joguei. Nada de gráficos espampanantes de agora, nada de mulheres em poses sugestivas, violência gratuita ou corridas malucas.
'Apenas' uma história de piratas de encantar em cenários idílicos nas Caraíbas. E muito humor, ora inteligente, ora absurdamente engraçado. Ainda hoje consigo encontrar coisas novas com que rir ou sorrir no jogo, fruto da maior maturidade (minha) .
E os defensores dos direitos de autor que descontraiam. Um jogador satisfeito acaba por retribuir: em 1992 saiu o Monkey Island 2 e eu fui comprá-lo o mais depressa que pude! E em 1996 acabei por comprar o original "remasterizado", já em CD, com gráficos e uma banda sonora um pouco melhores.
Na altura em que saiu este jogo fez história, sendo hoje unanimemente considerada uma obra-prima do entertenimento moderno. E de tal modo perdurou na memória de quem jogava nesses tempos que nunca foi esquecido, merecendo sempre uma revisita de quando em vez.
Se são do tempo do jogo, mas já não têm o original, ou se nunca o jogaram, é uma óptima altura para dar uma espreita e quiça, encantarem-se também. Esta Special Edition, com gráficos up to date, mas captam o ambiente do original, com vozes em vez de texto pela primeira vez, e com a particularidade de incluir o original, como podem ver no vídeo abaixo, sai a 15 de Julho na plataforma Steam (para PC).
Site oficial: http://lucasarts.com/games/monkeyisland/
Aqui fica o vídeo com o making of:
Sem comentários:
Enviar um comentário