21 de dezembro de 2009

Em prol do conhecimento universal

A Wikipedia já faz parte do meu quotidiano; tornou-se uma companheira de facto nas minhas incursões na internet, em pesquisas sobre tudo e mais alguma coisa. É quase como beber água. Já não sei o que é a internet sem este site.

A Wikipedia, não sendo um projecto com fins comerciais, depende de contribuições voluntárias.

Para mim, uma enciclopédia é um dos bens mais preciosos que existem; e, neste novo formato, a informação a nível global, em várias línguas, acessível no mundo inteiro, por todos, de graça, é um projecto valiosíssimo, e no qual eu acredito.

Mas também acredito que isto de andarmos a cavalgar a onda dos outros é uma idiotice e uma burrice a médio/longo prazo.
Ou, em linguagem de economista - e um pouco mais polida em consequência disso -, aproveitar a externalidade positiva - o facto de outros contribuirem financeiramente para a manutenção do site, não dando nós nenhum para a causa, quando podemos, é uma sacanice, um comportamento digno dos abutres (e com esta tirada abandono a linguagem de economista).

Atentem, eu disse "quando podemos", porque quando não se pode, não se pode, e algo que é grátis e universal tem naturalmente em conta esses casos no seu conceito. Mas tirando os casos de necessidade, já pensaram bem quanto é que custa uma enciclopédia numa loja ?

Eu já consultei a Wikipedia muitas centenas de vezes, ao ponto de lhe ter perdido completamente a conta. Por isso, quando a Wikipedia lançou há dias a campanha de angariação de fundos para este ano fiscal, eu não pude ignorar; já o ano passado estive quase para dar, mas enrolei tanto que eles entretanto conseguiram o dinheiro que tinham estipulado. Mas podia ter doado na mesma; eles aceitam doações o ano todo. Foi preguiça aliada ao esquecimento e ao comodismo. Desta vez doei 37 euros.

Eles aceitam doações a partir de UM DÓLAR (também pode ser em Euros). A quantos cafés ou cigarros em manhãs de stress, ou a quantas bugigangas compradas em lojas low-cost que não servem para nada corresponde um dólar ?

Vá, eu sei que este post parece um folheto publicitário, mas é por uma boa causa. Juntem-se.

2 comentários:

Guida Palhota disse...

Xiiiii!
Ó Meireles, tu vais-me desculpar, mas tens noção da quantidade de entidades que nos abordam, de uma forma ou de outra, para que nós as ajudemos monetariamente, sendo que a esmagadora maioria delas tem todos os tipos de legitimidade para o fazer?
Eu até concordo contigo no que concerne à Wikipedia. Como concordo com as intenções e a utilidade de tantos outros "benfeitores".
Mas... Meireles, fazendo as contas às ajudas solicitadas, não me chegava o dinheiro que entra nesta casa mensalmente só para o alimento destas seis bocas! E depois? Ia eu pôr-me a pedir contributos para a massa, o arroz e o pão de que nós precisamos para não irmos desta para melhor?

*_*

Aníbal Meireles disse...

Tens toda a razão, por isso eu disse e voltei a frisar "quando podemos", porque cá está, não podemos acorrer a todas as solicitações. Num dia de doações a várias entidades todas elas benéficas e meritórias, ficávamos certamente sem dinheiro antes do meio-dia.

Mas o que eu quis dizer é que eu faço um uso muito regular da Wikipedia, eu diria todos os dias mesmo, e a mais-valia que ela representa para mim merece um contributo.

Com certeza que há muitas entidades que são meritórias, mas eu tenho contacto directo com esta, e principalmente, escolhi esta.

Outros farão outras escolhas, não se pode ir a todas. E há mesmo que não possa ir a nenhuma.

A mensgem é: se puderem e forem utilizadores, pensem no que eu disse.