Quem sabe o que é uma televisão já por uma ou outra vez teve oportunidade de ver um certo personagem, apelidado por alguns de Chaplin dos anos 90. Refiro-me ao Mr. Bean. Se não viu, pelo menos já ouviu falar. Arrisco dizer que quem não conhece Mr. Bean tem uma falta que urge reparar. A bem da boa-disposição, antes de tudo :D
Porém, o Mr. Bean não é o primeiro brilhante personagem interpretado pelo inigualável Rowan Atkinson; anos antes, mais concretamente em 1983 e depois em 1986 até 1988, este genial comediante fez aquele que é provavelmente o seu papel mais importante para quem aprecia o humor britânico. E para quem acha que o actor que protagoniza Mr. Bean não sabe falar, ou não o imagina, em Blackadder ele fala, e fala muito e bem.
A minha sugestão para quem não conhece é que vá ao Youtube e se possível compre a série completa em DVD, ou peça emprestado, ou veja em casa dos amigos.
Blackadder relata a história de Edmund Blackadder, cujos descendentes vão protagonizando as diferentes séries - existem quatro séries, desde a época medieval, passando pela Era Elizabethiana e pelo Período da Regência, até ao tempo da Primeira Guerra Mundial, acompanhado por um grupo de actores notável, onde se incluem os personagens companheiros de Edmund, Baldrick e Percy (na imagem acima), a actriz Miranda Richardson e ainda os famosos comediantes Stephen Fry e Hugh Laurie (o do Dr. House, ou melhor dito, O Dr. House).
Na altura em que a série foi feita eu não tinha idade para perceber rigorosamente nada do que para lá se dizia. Passados uns anos, quando já poderia ter, não me interessava muito e vi episódios de relance. Hoje já tenho capacidade de entendimento e muita vontade de ver. Aliado ao facto de já não me lembrar de praticamente nada, rever agora a série completa está a ser uma delícia.
4 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Só conheço o Mr. Bean como tal, mas já repeti doses, especialmente com os filhos, com os quais o riso provocado pela comédia é mais saboroso e contagiante.
Soube que, há uns três dias, o actor fez anos e estive para vir aqui "enviar-lhe" os parabéns (lol), mas envio-tos agora a ti, porque gosto mesmo do senhor que escolheste para homenagear. Tanto que vou ver se me ponho a par do resto da sua obra. Obrigada pelas referências.
beijos
Não tens de quê Guida. Presumo que saibas que os sketches do Mr. Bean estão a passar por volta das nove horas da noite na RTP Memória, é sempre uma boa oportunidade para rever. Não sabia que ele fazia anos por estas alturas, estendo-lhe também os meus parabéns, juntando-me aos teus.
Fazes bem em pores-te a par, vale a pena!
Beijos
Enviar um comentário