12 de outubro de 2008

The Man

Quiz dominical:


Digam-me lá o que é que estes filmes têm em comum ?


O Milagre Segundo Salomé (2004)

Kiss Me (2004)

O Crime do Padre Amaro (2005)

Call Girl (2007)

Corrupção (2007)

Second Life (2009)

O Contrato (2009)



Enquanto pensam, e eu prolongo o suspense, digo-vos o que me inspirou a escrever este post: algo tão simples como isto: limpezas.

Estava eu em limpezas quando me deparo com a revista Tabú (vem com o semanário Sol) de 11 de Agosto de 2007, e que tem uma das capas mais infelizes que me lembro de ter lido, apesar de ter a fotografia da Soraia Chaves a ocupar 95% da dita. A infelicidade está no texto que acompanha a dita fotografia.

Passso a citar:

"Soraia Chaves é bonita, mas isso não lhe chega. A actriz que seduziu um padre quer ser mais do que um corpo e segue com a carreira. Em Call Girl é uma ambiciosa prostituta de luxo. Na vida prefere passar despercebida"

O/a jornalista que escreveu isto acha portanto que no filme do padre ela foi um corpo. Mas agora não, meus senhores, ela agora quer ser mais do que isso! Diz que quer seguir com a carreira! E portanto no próximo filme é uma... prostituta de luxo... LOLOLOL

Apetece perguntar em que sentido e com que alcance é que se usa aqui a expressão "seguir com a carreira"


Bom, já pensaram no meu 'quiz dominical' ?


Então...

cá vai...

o prémio "The Man" vai para:


Nicolau Breyner!












Nicloau Breyner participou ora como actor, ora como realizador em todos os filmes acima.

E em todos eles há, como é que eu hei-de dizer isto... nudez feminina.

- O Milagre Segundo Salomé tem Margarida Vila-Nova
- O Kiss Me tem a Marisa Cruz
- O Crime do Padre Amaro e o Call Girl tem a Soraia Chaves
- O Corrupção tem uma data de senhoras que eu não conheço
- O Second Life vai ter a Liliana Santos e a Sandra Cóias
- O Contrato vai ter a Cláudia Vieira


Portanto o prémio deste domingo vai para a crise de meia idade do Nicolau Breyner, que em poucos anos já lhe rendeu uma sorte do caneco! Um abraço Nicolau!


(Quem quiser ler aqui uma crítica ao cinema que se tem feito em Portugal nos últimos anos e que tem como único objectivo vender - e consegue!, esteja à vontade, agradeço comentários. Por outro lado, até sou capaz de compreender. O cinema português deve estar de ressaca dos filmes do Manoel de Oliveira.. daí algo com mais movimento para compensar... ou será que é preciso "gajas nuas" e sexo para atrair gente aos cinemas ? Temos uma população maioritariamente boçal que só vai ao cinema ver filmes portugueses se estes tiverem sexo ? Ou o sexo faz parte da vida e como tal também deve ser retratado nos filmes? Ou será que estes filmes, por abordarem certos temas têm de ter sexo para fazer sentido ? )

2 comentários:

Lady Godiva disse...

Ai, Aníbal...
Este quiz só não me fez mal porque as quatro razões que me impediram de todo de conseguir responder à pergunta são mesmo como quatro pernas em que (as)sento a minha existência!
Caso contrário, consideraria um crime eu só ter visto "O Crime..." e não saber quem era o "Man"!
Contingências que incluem "Stuart Little", "Ratatouille", "Por Água Abaixo", "Wall.E", "Mamma Mia!", etc. fases da vida.
Agora, devo reforçar: a tua veia de crítico está em grande! Mas se vier o contrato para assinares, não deixes de escrever por aqui também, ok?
Beijos e abraços dos cousins.

Aníbal Meireles disse...

Lol, deixa estar que eu só vi estes filmes na televisão e no youtube (sim, alguém teve a distinta lata de colocar lá o crime do padre amaro, o call girl e o corrupção inteiros e até avisar a quem pertenciam os direitos de autor e que ele não fazia dinheiro nenhum com aquilo. Pois, nem ele nem a produtora...)

Mas olha, vi o Ratatouille no cinema e gostei muito. Há sempre coisas boas, mesmo com certas contingências :D

Obrigado :D Espero continuar a ter alguma inspiração para continuar a escrever. Sabes que desde o ano passado que tenho vindo a descobrir que gostava de ser jornalista. Preferencialmente na área tecnológica. Mas mesmo que fosse noutra área, era muito bom :) Muitos beijos e abraços