2 de fevereiro de 2010

"Vences-te", "fizes-te", mas o que raio se passa com esta gente ?

Ler os comentários em variados sítios na Internet, sejam eles jornais, facebook, ou o que seja, leva invariavelmente à constatação da qualidade da escrita de uma grande parte da população que já tem o mínimo de literacia digital, mas que vem para aqui dar pontapés na gramática.

E o curioso é um dos erros frequentes ser justamente o que citei no título do post. Parece-me daqueles erros típicos de quem escreve como ouve e nunca se preocupou em ler estas palavras escritas no papel com o mínimo de atenção (já não digo prestar atenção às aulas e aprender as regras que lá são ensinadas).

E é assim que se constrói um sistema educativo pelo telhado. Os miúdos agora têm Magalhães e telemóveis, mas não sabem escrever. E os papás e mamãs não parecem preocupar-se com isto. Presumo que muitos comentários que leio sejam provenientes deles.

1 comentário:

Guida Palhota disse...

Olá, Meireles!

Este é, de facto, um erro muito frequente, quer na Internet, quer fora dela, e quase tão cometido por filhos como por pais. Mas, por incrível que te pareça, a minha ideia é a de que esta ocorrência se deve exactamente à falta de atenção nas aulas de Língua Portuguesa, onde se aprendem regras de escrita, nomeadamente as relativas às conjugações dos verbos e às classes de palavras...

Se todos soubessem o que são pronomes pessoais e que nem todas as conjugações são pronominais, este erro não acontecia.

Não é o "escrever como se fala" que está na base deste problema, pois, aqui, a escrita não constitui uma aproximação a uma oralidade errada, como, por exemplo, no caso de 'prateleira', em que muita gente produz e ouve 'parteleira' e assim escreve.

Quero ainda acrescentar que ler é muito útil para memorizar o modo como as palavras se escrevem, mas perceber que não é por acaso que elas se escrevem assim ou assado aprende-se nas aulas. E os professores ensinam isso!

Beijo