20 de dezembro de 2009

Um mundo de embrulhos


Já repararam que vivemos rodeados de embrulhos ?

Nós, ao contrário dos restantes animais, andamos por aí embrulhados em roupa, perfume e maquilhagem; as prendas sejam de Natal, de aniversário ou outra ocasião, são acompanhadas do devido embrulho; os livros de capa dura não raras vezes vêm embrulhados numa capa amovível, escondendo as letras douradas da capa dura; as medidas para governar o país chegam agora em "pacotes de medidas" e no estrangeiro a crise resolve-se com "stimulus package"; os nossos discursos estão o mais das vezes embrulhados em palavras que visam saltitar por entre as polémicas fundamentais do nosso tempo; por fim, não será por acaso que "embrulhada" tem os significados que tem!

2 comentários:

Guida Palhota disse...

Olha que tu tens razão quanto aos embrulhos e quanto às embrulhadas. Até me deixaste a pensar porque é que o frio que faz dentro de mim é tão intenso! Será por a capa que me embrulha ser amovível, como a dos livros de capa rija, e deixar entrar, pelas frestas, as baixas temperaturas da época?!...
O que eu queria mesmo era andar sempre sem embrulho algum e, assim mesmo, não sentir frio - porque todos os embrulhos (e até as embrulhadas) são acessórios de ocultar, seja por que razão for, e eu gosto é de revelar.
Parece-me, todavia, que, por mais fortes que sejam as nossas convicções (que até podem concretizar a ideia de oferecer prendas sem embrulho...), há, para todos, momentos na vida em que não conseguimos manter a coerância (aos nossos ou aos olhos dos outros!) - como quando nos embrulhamos completamente e era suposto apresentarmo-nos nus...

Sem embrulho, para ti,
uma mão cheia de amêndoas
sem casca

Aníbal Meireles disse...

Tens toda a razão, "acessórios de ocultar", são duas palavras muito significantes postas juntas na mesma acertada expressão.

Sim, por vezes a nossa coerência prega-nos, a todos, partidas; vestimo-nos de gala quando era para andar casual de trazer por casa e por vezes também vice-versa.

Obrigado pelas amêndoas, por acaso o frasco que me ofereceste já vai para lá de meio ;D

Beijo nu