17 de maio de 2010

Se pudesse voltar atrás faria o mesmo ?

Esta é para mim uma das perguntas mais enganadoras de sempre.

Quando dizemos por exemplo que não gostámos de determinada experiência no passado, temos duas atitudes a tomar: a inteligente e a estúpida.

A estúpida é andar para sempre com um sentimento de tempo perdido, de arrependimento, angústia e culpa, e de sonhar o que se faria se se pudesse voltar atrás e sonhar com essa possibildade que nunca vai acontecer.

A atitude inteligente é considerar duas coisas muito simples: primeiro, não se pode voltar atrás, está feito, há que seguir em frente. Segundo, tudo aquilo por que passamos é útil.

Vamos lá distinguir uma coisa: o facto de dizermos e considerarmos que não gostámos de determinada experiência não é a mesma coisa que dizer que foi inútil, nem tão pouco uma coisa exclui a outra.

O facto de eu não ter gostado não significa que eu deva ter para mim que aquilo nunca devia ter acontecido.

O simples facto de eu o saber agora resulta justamente dessa experiência, o que é útil, se começarmos a encarar o PRESENTE e o FUTURO, em vez do PASSADO.

Portanto, o melhor a fazer é pegar em todos os dados da nossa experiência e através da meditação e análise dos mesmos com eles evoluir.

Se no meio dessas experiências tiver havido terceiros que ficaram magoados com a nossa atitude, de nada nos serve andarmos a penitenciarmo-nos para sempre. Reconhecer o erro, e fazer, com base no que aprendemos, o que puder ser feito para recompor (não necessariamente "repor") a situação. Ou pura e simplesmente reconhecer, com bom senso, que é tempo de cada um ir à sua vida.

O que me leva à pergunta inicial: "Se eu pudesse voltar atrás mudaria ou faria o mesmo ? " é um pergunta que parte de uma falsa premissa: eu só tomaria uma atitude diferente se tivesse prévio conhecimento das suas consequências, que é o caso, o seja, eu, com os conhecimentos que tenho hoje, viveria uma vida diferente, porque experienciar exactamente a mesma coisa duas vezes é inútil.

Mas isto é intelectualmente desonesto. O que a pergunta quer verdadeiramente dizer é: Você vive bem com todo o seu passado ? Resolveu o que tinha a resolver, extraiu de todas as experiências, boas e más, sábios conhecimentos para lidar com o presente e o que vier ? Isto é, você é uma pessoa equilibrada ?

4 comentários:

Guida Palhota disse...

Lá vens tu outra vez com a tua mania ;-) de escreveres os meus textos! LOL

(É que nem me ocorre dizer mais nada!)

beijos

Aníbal Meireles disse...

Maninha, é mesmo assim, para a próxima escreves tu ;)

Beijos

Doroni Hilgenberg disse...

Meireles,
reflexivo seu texto...
É verdade, uma coisa não exclui outra e se formos levar em conta os detalhes, veremos que aos erros do passado podem ser prendas no futuro.
Se aprendermos com os erros, sem
chorar pelo leite derramado,
chegaremos longe.
bjs

Aníbal Meireles disse...

Seja bem-vinda a esta casa Doroni!

Concordo inteiramente com o seu comentário! Volte sempre! Bjs

P.S. - Já vi o seu blog, hei-de lá ir deixar um comentário; do pouco que já pude ler, tem poesias muito interessantes :D